Primeira aplicação com Spring MVC e Spring Boot

terça-feira, 22 de dezembro de 2015 por Marcelo Martins

O Spring MVC é um dos módulos mais populares do framework Spring. A popularidade do Spring MVC deve-se a facilidade para desenvolver uma aplicações web em Java, pois o Spring MVC é um front-end controller e segue o padrão MVC de arquitetura. Uma das características do Spring MVC é não armazenar estados entre as requisições, framework stateless, simplificando o ciclo de vida e tornando mais fácil a compreensão pelo desenvolvedor.

Além do Spring MVC, um framework muito popular do Spring atualmente é o Spring Boot. Spring Boot permite criarmos aplicações web em Java sem a necessidade de configuração e uso de XML, utilizando o conceito de Convenção sobre Configuração (convention over configuration). Spring Boot permite criarmos aplicações Java standalone, aplicações que são executadas através do comando java -jar, por exemplo, e no caso de uma aplicação web, o arquivo jar gerado irá conter um servidor embarcado, um Tomcat, por exemplo.

A junção do Spring Boot e Spring MVC em um projeto torna o desenvolvimento de uma aplicação web em Java bem mais fácil, pois não há mais a necessidade do desenvolvedor ficar se preocupando com arquivos de configuração seja Java ou XML.

Para mostrar o quão simples é desenvolver uma aplicação web em Java com Spring MVC e Spring Boot, vamos fazer um exemplo bem simples, uma aplicação que irá conter uma página com uma mensagem. Para fazer o exemplo, utilizaremos o Eclipse e o Spring Tool Suite https://spring.io/tools/sts/all. Esta página contém um link para adicionar o Spring Tool Suite como plugin no Eclipse.

Após a instalação do Spring Tool Suite, podemos criar o nosso projeto. Bastar digitar no Eclipse o comando: Ctrl + 3 E depois digitar: Spring Starter Project

Após selecionar a opção e apertar Enter, deveremos escolher as opções para o nosso projeto. Primeiro iremos definir o nome do Projeto. O nome será: PrimeiraAplicacao

Depois iremos alterar o projeto para utilizar o Gradle como gerenciador de dependências:

E por fim, iremos alterar Group, Artifact, Version, Description e Package:

Basta clicar no botão Next:

Ao clicar no Next, devemos selecionar agora quais módulos e projetos utilizaremos. No nosso caso, utilizaremos Web e Thymeleaf.

Basta clicar no botão Finish para criar o nosso projeto.

Após o término do download das dependências e criação do projeto pelo gradle, deveremos ter um projeto criado conforme a figura abaixo:

Vamos criar agora um pacote chamado br.com.k19.primeiraaplicacao.web.controllers. Devemos criar este pacote para armazenar os controllers da nossa aplicação. Este pacote deverá ser criado no diretório src/main/java.

Para criar um pacote basta digitar: Ctrl + 3 + “new package”

Posteriormente, basta digitar o nome do pacote e apertar ENTER.

Após a criação do pacote, iremos criar agora a classe que será o nosso controller. Basta criar uma classe com o nome HomeController no pacote br.com.k19.primeiraaplicacao.web.controllers.

Para a nossa classe ser identificada como controller, adicionamos a anotação @Controller. E além disso, adicionamos a anotação @RequestMapping para que todas as requisições feitas a URL / e do tipo GET sejam tratadas pelo método index.

O método index devolve a String home/index que é o nome lógico da view. No nosso caso, estamos utilizando o Thymeleaf e o Spring Boot, então, por padrão, deveremos acrescentar um arquivo ao diretório src/main/resources, um arquivo chamado index.html dentro da pasta templates/home.

Para acrescentar o arquivo index.html, vamos criar a pasta home dentro da pasta templates que fica no diretório src/main/resources. Para criar a pasta, basta selecionar a pasta templates e digitar: Ctrl + 3 + “new folder”. E por fim aperta ENTER.

Após a criação da pasta home, devemos acrescentar o arquivo index.html. Basta digitar: Ctrl + 3 “new file”

Agora basta definir a nossa página html e a mensagem a ser exibida.

Agora basta executar o projeto para podermos acessar a nossa página através do navegador. Ao executar o projeto através da classe Main, um servidor será iniciado e poderemos fazer requisições a nossa aplicação. Para executar o projeto, basta selecionar o projeto e clicar com o botão direito. Basta escolher a opção: Run As … -> Spring Boot App.

Por fim, acessamos o endereço: http://localhost:8080

Deixe um comentário